sábado, 11 de julho de 2009

Gelado de Nata


Cá em casa, comem-se gelados o ano todo, pelo que acabei por comprar uma máquina de fazer gelados. No mercado, existem máquinas que tanto dão para fazer gelados como iogurtes, mas como já tinha a iogurteira, escolhi esta - não é cara e tem dado conta do recado.
Em termos de estrutura, a máquina de gelados é bastante simples – a taça tem um líquido no seu interior que permite gelar o gelado (daí a necessidade de estar no congelador, pelo menos 12 horas antes da sua utilização), ao mesmo tempo que a pá, ligado a um motor e a um cronómetro, movimenta o gelado, de forma a eliminar o gelo (quem faz gelados à mão tem de os bater de 30 em 30 minutos de forma a evitar a criação de gelo e para que fique cremoso).
Tudo isto para dizer que já fiz diversos gelados – chocolate, baunilha, banana, etc. O vencedor foi, sem dúvida, este gelado de nata, melhor do que os  de compra. 


A receita é a receita base para muitos outros gelados:
200 ml leite
200g açúcar (geralmente ponho menos)
2 gemas
400 ml natas
Ferver o leite com o açúcar e as gemas, mexendo sempre. Quando levantar fervura, deixar cozer cerca 8 minutos e retirar do fogão. Deixar arrefecer e guardar no frigorífico, durante, pelo menos, 12 horas. [parece um dos bons e velhos pudins da Boca Doce, quem se lembra?]
Findo este tempo, juntar as natas a pouco e pouco e mexer até obter uma mistura homogénea. Colocar na máquina e seguir as indicações da mesma (30 minutos na minha chega).
Se se quiser fazer gelado de baunilha, basta acrescentar uma colher de chá de extracto quando se juntam as natas. Outra hipótese é adicionar bolachas de chocolate em bocadinhos enquanto a máquina trabalha. Eu costumo acrescentar passas.
Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários, críticas e sugestões são sempre bem-vindos!