quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Bolachas de manteiga


Esta semana fui à Pollux comprar umas coisitas e calhou passar na zona onde estavam os dispara-biscoitos. Como não podia deixar de ser, lá trouxe um comigo - tem 10 discos para bolachas e seis bicos para decorar comida.

Hoje, passados estes dias de festas e aniversários, decidi estrear o meu brinquedo novo. Vi diversas receita e optei pela da Mafalda Pinto Leite no livro 'Cozinha para quem quer poupar' - massa de bolachas clássica.


Ingredientes (c. 40 bolachas)
250 g manteiga à temperatura ambiente
1/2 chav. açúcar em pó
1 c. chá de essência de baunilha
1 ovo à temperatura ambiente
2 1/2 chav. farinha sem fermento
1/2 chav. farinha maizena

Aquecer o forno a 160ºC e forrar 2 tabuleiros com papel vegetal.

Bater a manteiga, o açúcar e a esência de baunilha até obter uma massa fofa e clara. Adicionar o ovo e bater até obter uma massa homogénea.

Misturar a farinha e a maizena e peneirar para a massa de manteiga. Envolver com uma colher de pau.

Fazer dois discos de massa e guardar 20 minutos no frigorífico envolvidos em película aderente.

Colocar a massa no dispara-biscoitos e usar de acordo com as instruções do fabricante. Levar ao forno durante 15 min. ou até as bolachas estarem firmes. Retirar e deixar arrefecer numa grade.

(Sem utilizar o dispara-biscoitos: esticar a massa entre 2 folhas de papel vegetal até ter uma espessura de 3mm. Cortar com os cortadores que se quiser e colocar nos tabuleiros que se vão levar ao forno. Deixar estes no frigorífico até as bolachas estarem firmes. Levar ao forno durante 15 min. ou até estarem firmes mas sem ficarem douradas. Retirar do forno e deixar arrefecer nos tabuleiros durante 5 min. Colocar numa grelha própria para arrefecer).

As bolachas ficaram saborosas,mas penso que para a próx. vez as vou aromatizar com canela e raspas de limão. Aliás, a partir desta receita base podem utilizar-se os sabores que se entenderem.

Em todo o caso, bom apetite!

Rustyboobz

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários, críticas e sugestões são sempre bem-vindos!