quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Molho de tomate e mangericão

Esta é uma das minhas receitas preferidas! Este molho de tomate fica simplesmente delicioso e aromático – experimentem, por exemplo, como base para pizza…hummmm….

Vi-a no programa do Jamie Oliver há já bastante tempo e, sempre que encontro mangericão à venda, faço-a. Geralmente, dobro a receita e congelo em caixinhas individuais. Assim, sempre que preciso de molho de tomate é só ir ao congelador. Fácil, rápido, saboroso e mais saudável que o molho de tomate de compra.

A receita original diz para se passar o molho por um passador de rede fina, pressionando os tomates para se obter todo o molho possível, em vez de utilizar o liquidificador. Eu fiz isso da primeira vez e, embora igualmente saboroso, ficou demasiado líquido para mim – prefiro a minha maneira, fica mais consistente.

 

Ingredientes 

1 lata de tomate pelado grande

Folhas de mangericão

2 col. sopa azeite

Sal, pimenta

 

Colocar 2 col. sopa de azeite numa frigideira e despejar aí o tomate. Acrescentar uma mão cheia de folhas de mangericão, uma pitada de sal e pimenta.

Esmague os tomates com as costas de uma colher de pau e e deixar levantar fervura. Retirar do lume.

SDC10290SDC10299SDC10300SDC10312

 

Com uma concha de sopa, coloque o molho de tomate num liquidificador - não encher mais de 1/3 do copo do liquidificador ou arriscam-se a que o molho espirre e se queimem! Colocar a tampa do copo e um pano de cozinha por cima desta para evitar acidentes. Triture o molho até obter a consistência desejada.

Levar de novo ao lume até levantar fervura. Nesta altura. retirar do lume e colocar em caixinhas pequenas ou em cuvetes de gelo. Quando arrefecer, congelar.

Este molho pode ser utilizado em peixe, carne, pizza, massas, etc, substituindo o molho de tomate de compra.

 

Rustyboobz

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários, críticas e sugestões são sempre bem-vindos!