quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Pão com buttermilk

No início deste ano, e depois de muita pesquisa, comprei uma máquina de pão. Tenho de dizer que foi uma das minhas melhores compras. Embora o pão não fique exactamente igual ao de compra, devido a todos os melhoradores de sabor que são usados nas padarias, o pão sabe-me melhor e sei o que estou a comer.

Na internet, podem encontrar milhares de receitas para máquinas de pão, com os ingredientes mais variados possíveis. O blog Pão, bolos e Cia é um dos blogs que mais consulto em matéria da máquina de pão, passem lá.

No entanto, cá em casa gostamos de pão pão, ou seja, fazem-se as receitas mais simples, ou com as farinhas preparadas ou com farinha 65, água, fermento e sal.

Quando fiz ricotta, utilizei o soro que sobrou para fazer pão - ficou uma maravilha, fofo e saboroso! Hoje não tinha soro, mas improvisei buttermilk (produto lácteo fermentado, geralmente resulta do fabrico de manteiga).


Ingredientes
1 1/4 chav. buttermilk morno
2 c. sopa manteiga macia
3 c. sopa açúcar
1 c. chá sal
3 chav. farinha 65
2 c. cha fermento para pão


Podem comprar buttermilk no Continente ou façam como eu: juntem 1 1/2 c. sopa de sumo de limão a 1 1/4 chav. de leite e aguardem 10 min. antes de utilizar.

Coloquem os ingredientes na máquina de pão pela ordem indicada e seleccionem o programa Normal. 2.53h depois, voilá: um pão com 1,085 kg muito fofo e saboroso!




Bom apetite
Rustyboobz



Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários, críticas e sugestões são sempre bem-vindos!