quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Barrinhas de cereais




Um dos meus problemas a nível de comida é encontrar snacks para comer entre as refeições que não sejam exageradamente calóricos ou gorduroso (também como fruta mas há alturas em em que preciso de mais alguma coisa). Geralmente, compro barras de cereais mas custa-me dar 'tanto' dinheiro por uma coisa que desaparece num instante nas minhas mãos. A solução? barrinhas de cereais caseiras, claro!

Andei à procura e vi diversas receitas interessantes, no entanto, todas elas precisavam de muito tempo no forno, pelo que não as fiz. Até que vi esta receita no Crafster e lá fui eu para a cozinha (adoro experiências culinárias!).

Ingredientes
4 cháv. flocos aveia
1 cháv. farinha (usei uma sem fermento)

1 c. chá bicarbonato sódio
2 c. chá extracto baunilha
100g manteiga derretida

1 cháv. mel
1/3 cháv. açúcar mascavado

2 cháv. de ingredientes à escolha (passas, bocadinhos de chocolate, frutos secos, etc. - usei apenas passas)

Pré-aquecer o forno a 160ºC e untar um tabuleiro.


Numa taça grande, misturar os flocos de aveia, a farinha, o bicarbonato de sódio, a baunilha, a manteiga derretida e o mel. Misturar bem e juntar as 2 cháv. de ingredientes à escolha.

Colocar a mistura no tabuleiro e calcar bem (a mistura deve ter um aspecto 'molhado'). Cozer no forno até estar dourado. Deixar arrefecer e marcar os cortes das barrinhas. Colocar no frigorífico durante umas horas (isto impede que as barrinhas se desfaçam). Retirar as barrinhas e guardar como se entender.

Eu guardei as minhas individualmente em papel aderente. estão prontas para levar para o trabalho!


Obtive 12 barrinhas de um tamanho considerável



Rustyboobz

1 comentário:

Comentários, críticas e sugestões são sempre bem-vindos!