quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Gelado de gengibre e canela

Porque nem só de gelados de baunilha e chocolate se vive cá em casa, aqui fica uma receita de gelado com sabores um pouco diferentes do habitual - gengibre e canela.

Desde que utilizei gengibre pela 1ª vez em comida, influência do Jamie Oliver, fiquei fã incondicional do travo picante que deixa nos cozinhados. No entanto, este gelado nem é picante nem doce, é uma mistura perfeita dos dois!


Ingredientes
500 ml leite

200 ml natas
2 pedaços de gengibre descascado e cortado em fatias
2 paus de canela
8 gemas
200g açúcar

Num tacho, colocar o leite, as natas, o genbibre e os paus de canela e cozinhar em lume brando até a mistura borbulhar. Retirar do calor e deixar em infusão tapado durante 20 min.

Bater as gemas e o açúcar (podem congelar as claras para usar mais tarde) numa taça e juntar parte da mistura de leite e natas morna. Misturar bem e juntar à restante mistura de leite e natas. Mexendo sempre com uma colher de pau, cozinhar em lume brando até a mistura engrossar e deixar uma película nas costas da colher.

Retirar do calor e filtrar por um passador. Deixar arrefecer e guardar no frigorífico durante 12horas. No fim deste tempo, colocar na máquina de gelados de acordo com as instruções do fabricante.

Experimentem, vale mesmo a pena!

Rustyboobz

PS- a receita veio daqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários, críticas e sugestões são sempre bem-vindos!