quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Pão branco

Quando comprei a máquina de pão no início deste ano, andei um bocado à nora à procura de receitas de pão branco básico. Há quem faça uns pães fantásticos cheios de sabor mas eu só queria pão mesmo pão, se é que me percebem...E sim, eu sei que podia comprar as farinhas preparadas e resolver este problema, mas isso tira a piada à coisa :)

Algumas experiências depois, que podem ver aqui e aqui, descobri a receita de hoje algures na net. Este é o pão do momento cá em casa, fica muito fofinho e saboroso - tão fofo que nem é preciso tirar a pá da máquina de dentro do pão :o

1 1/2 chav. água morna
2 c. sopa manteiga
2 c. sopa açúcar
1 1/2 c. chá sal
4 chav. farinha T65

2 c. cha fermento em pó


Colocar todos os ingredientes pela ordem indicada na cuba da máquina e seleccionar o programa SANDES. Quando a máquina terminar, deixar o pão arrefecer em cima de uma grade e só depois fatiar.

DICA 1: eu fico sempre de olho na máquina quando esta começa a amassar. Se a massa formar uma bola, é sinal que as quantidades dos ingredientes estão correctas e o pão vai sair bem. Caso contrário, será necessário acrescentar água (quando a massa está demasiado compacta) ou farinha (quando está demasiado líquida).

DICA 2: por uma questão de gestão caseira e para preservar toda a qualidade do pão, eu fatio o pão todo e apenas deixo na caixa de pão o que é necessário para o dia seguinte, o resto vai para o congelador. Em cada dia, tiro 3 fatias. Tenho sempre pão fresco desta forma.

DICA 3: compro sacos próprios de congelação para não ficar com as coisas que congelo queimadas do gelo ou com sabor esquisito.

Bom apetite!

Rustyboboz

PS-fotos noutro dia que isto hoje está complicado.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários, críticas e sugestões são sempre bem-vindos!