segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Pão doce (massa de croissants)

Tenho de dizer que a receita original deste pão, que encontram aqui, é para croissants mas como hoje não me apetecia nem ter muito trabalho a moldar os croissants, nem ligar o forno, utilizei a máquina de pão e resultou bem à mesma.

Ingredientes
115 ml leite + 75 g manteiga

1 ovo grande batido
100 ml açúcar branco refinado
1/2 c. chá sal 500 g farinha T65
2 c. chá fermento Ramazzoti (ou equivalente)


Aquecer o leite e a manteiga em conjunto até esta derreter mas sem deixar ferver. Colocar na cuba da máquina.

Adicionar os restantes ingredientes e seleccionar o programa SANDES (nº 11 na minha Clatronic).




DICA 1: segundo indicação do fórum Petiscos de onde tirei a receita, o açúcar refinado obtem-se moendo o açúcar branco normal no moinho do café/processador de comida/almofariz durante um minuto. Eu esqueci-me de fazer isto e o pão ficou bom à mesma. No entanto, a moagem do açúcar permite que o pão fique ainda mais leve.

Bom apetite!


Rustyboobz

2 comentários:

  1. Muito apetitoso. Tenho um ficheiro com bastantes receitas de pão para fazer na máquina. Se quiser posso enviar.

    Susana
    www.pretycrafty.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Oi Susana, se puderes agradecia: rustyboobz@gmail.com

    Amanhã, vou postar uma série de ebooks gratuitos com receitas. Passa cá se te interessar.

    ResponderEliminar

Comentários, críticas e sugestões são sempre bem-vindos!