segunda-feira, 22 de março de 2010

Livros

Quando decidi dedicar-me a uma vida ecologicamente responsável e mais saudável, usando produtos, quer de beleza, quer de limpeza, feitos por mim, comprei uns quantos livros sobre estas temáticas.

Embora haja imensa informação online sobre estes assuntos (muita vinda dos livros que comprei), continuo a pensar que se deve sempre começar por ler livros, com receitas já experimentadas e que, assim, poderemos escolher com mais segurança. Além disso, começando por ler livros que contêm o 'b-a-ba', já se olha com olhos críticos para as coisas que se encontram online, sendo mais fácil destrinçar entre o que vale a pena fazer e o que não será tão útil quanto isso.

A grande questão que se põe com este tipo de hobby é que se encontra relativamente pouco desenvolvido em Portugal, podendo haver alguma dificuldade em encontrar as matérias-primas para o que se pretende fazer - até agora, foi relativamente fácil encontrá-las, embora tenha encomendado algumas coisas através da Internet. Às vezes sai mais barato mandar vir coisas de Inglaterra do que calcorrear Lisboa inteira para depois descobrir que não existem.

De momento, tenho 4 livros sobre produtos caseiros: 2 sobre produtos de beleza, 1 sobre produtos de limpeza e 1 com am
bas as temáticas. Comprei-os com base em informação que fui lendo no Amazon e nos blogs que visito e nas pesquisas que fiz através do Google. Quanto a preços, nenhum tem um preço exagerado (o que iria contra o espírito de poupança que se pretende implementar.)

The holistic beauty book





foi o primeiro livro que comprei e apresentar, como o próprio nome indica, receitas para produtos de beleza. Foi como base neste livro que fiz o creme facial e o meu exfoliante para os pés que estou a usar de momento. Gosto deste livro, as instruções são claras, contém um capítulo introdutório sobre diversos assuntos, e inclui receitas para se comer de forma mais saudável. Quanto as ingredientes, são mais ou menos fáceis de encontrar.




De momento, é o meu livro preferido para limpar a casa. As receitas são práticas, simples e acessíveis em termos de ingredientes. Abrange desde a limpeza da cozinha até à do escritório. Daqui já fiz o produto para limpar o lava-loiças e o ambientador de gelatina, bem como um produto para limpar o WC. Recomendo-o a quem não quiser perder muito tempo à procura de receitas.


Better basics for the home



É um dos livros mais recentes que tenho, pelo que ainda não tive muito tempo para o analisar, embora, pelo que li online, seja uma obra de referência no campo de viver a vida de forma mais verde. Contém tanto receitas para produtos de beleza, como para produtos de limpeza. É daqui que vem a receita para o creme de barbear que fiz, embora eu a tenha encontrado por outras vias. Também já fiz detergente para a roupa e para a loiça a partir deste livro (o da roupa foi um total sucesso, o da loiça, embora eficaz não me satisfez totalmente).
Aqui podem ler parte do livro.






Outra das novas chegadas aqui em casa. Apresenta receitas para produtos de beleza. Mal tive tempo para o ler, pelo que não me posso pronunciar por enquanto.

Espero que este post seja útil para alguém. Caso tenham alguma dúvida, deixem comentários ou mandem-me um mail.

Rustyboobz

1 comentário:

Comentários, críticas e sugestões são sempre bem-vindos!