terça-feira, 13 de abril de 2010

Gelado de pimenta preta



Cá em casa, os gelados (caseiros e de compra) são uma constante, quer seja Inverno ou Verão. E não só de sabores mais 'normais' se fazem gelados por aqui - este gelado de pimenta preta foi uma surpresa bastante agradável: doce mas com uma pontada picante que nos desperta subitamente :) A receita veio do meu livro preferido sobre gelados (pelo menos, até encontrar um substituto à altura) - The perfect scoop.

Ingredientes
125 ml leite
65g açúcar
1 c. s. grãos de pimenta preta esmagados
1 pitada de sal
250 ml natas
3 gemas de ovos

Aquecer o leite, o açúcar, os grãos de pimenta,o sal e metade das natas num tacho. Retirar do fogão, tapar o tacho e deixar em infusão durante 1 hora.

Colocar as restantes natas numa taça e colocar esta em cima de uma outra com gelo.

Passado esse tempo, reaquecer a mistura de leite e pimenta e, numa taça à parte, bater as gemas. Quando a mistura estiver quente, adicionar metade às gemas batidas e mexer. Juntar tudo no tacho e mexer constantemente com uma espátula, até que a mistura de leite e ovos engrosse a ponto de deixar uma capa na espátula.

Coar esta mistura para a taça com as restantes natas. Mexer até arrefecer. Colocar no frigorífico durante 12 horas e depois seguir as instruções do fabricante da máquina de gelados.

Rustyboobz

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários, críticas e sugestões são sempre bem-vindos!