segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Adeus café, olá chá

Faz hoje uma semana que deixei de beber café e o substituí por chá!

Até à semana passada, era uma 'café-ólica' convicta, daquelas que chega ao trabalho e vai directa à fonte de café mais próxima, pelo que me surpreendi com a facilidade com que deixei de beber café e passei a beber chá, sem quaisquer sintomas de 'ressaca'. Munida do meu fiel termo, tenho levado chá verde para o trabalho* e, aparentemente, consigo-me manter acordada e atenta sem recurso ao café.

Motivos para tal mudança? Basicamente, ter uma vida mais saudável. O chá verde tem propriedades anti-oxidantes (não é à toa que existem tónicos de chá verde para a pele) e contribui, a par de uma alimentação adequada, para manter o colesterol em níveis aceitáveis.

Eu opto pelo chá verde que é vendido em embalagens, em detrimento do que vem em saquetas individuais, que acaba por ficar mais caro e implica maior desperdício de embalagens. O ideal é mesmo comprar o chá verde em embalagens opacas, dado que o contacto com a luz pode contribuir para o perda de propriedades do chá.

Bem, um vício já lá vai (nem em casa bebo café). Agora só me resta livrar-me do péssimo hábito de comer bolachas e biscoitinhos (ou não me vai adiantar de nada beber chá verde). Reeducação alimentar em curso!!!

Rustyboobz

*Única desvantagem que me ocorre: mais um item a carregar para o trabalho, a par do almoço, lanche, equipamento desportivo (corro depois do trabalho) e toda a tralha que as mulheres trazem consigo em condições normais :s

8 comentários:

  1. Olha que boa ideia! Já falei com o T. e ele logo à tarde vai levar o meu termo para o trabalho com chá de gengibre. :) Já experimentaste o chá Rooibos? É muito bom! :)

    ResponderEliminar
  2. o chá de rooibos é óptimo! sabem muito bem... mas também gosto muito do verde, e do branco e do preto... gosto de tudo o que é chá e é verdade, também serve para manter acordada :) olha, queria fazer uma pergunta, talvez ridícula... os termos de chá mantêm o chá quentinho durante quanto tempo? queria começar a levar sopa para o almoço, mas não gosto nada de sopa fria e não há microondas para aquecer.. :S

    ResponderEliminar
  3. Olá Sabi. Eu faço o chá por volta das 8h da manhã, meto no termo e por volta das 2h ainda está morno. Quanto aos termos para comida, não posso dizer nada porque tenho microondas no trabalho para aquecer o almoço. Tinha uma colega que levava termo e nunca se queixou de que a comida não estava quente.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada :) vou arriscar, então... Como é só sopa passada, estou a pensar em levar num termo para chá e também não preciso que ela esteja a escaldar, basta não estar fria! ainda bem que tens microondas, dá tanto jeito.. mas esta cultura de levar a comida de casa ainda não pegou em muito sítio...

    ResponderEliminar
  5. Que excelente ideia! Mais saudável e bem mais económico... infelizmente, não sou grande apreciadora de chá... bebo muito raramente e sempre com açúcar...

    ResponderEliminar
  6. Olá,o chá verde não deve ser bebido todos os dias. aqui tem mais info: O livro:
    http://www.amazon.com/Enzyme-Factor-Hiromi-Shinya/dp/1571782095#reader_1571782095

    ResponderEliminar
  7. Obrigado pelo link. Tenho alternado entre chá verde e chá rooibos.

    ResponderEliminar

Comentários, críticas e sugestões são sempre bem-vindos!