segunda-feira, 25 de abril de 2011

Família

O que define família? O ADN, as relações que criamos com as pessoas que nos rodeiam desde o nascimento, ou uma mistura, se bem que potencialmente explosiva, de ambas?

Eu sou o perfeito exemplo desta última situação. Embora tendo uma família, no mais estrito sentido do termo, relativamente alargada, a verdade é que, por diversos motivos (afastamento geográfico, educação, atitudes e valores), não tenho uma ligação com 90% da mesma.

Não me sinto triste por isso, nem tão pouco sinto obrigação de criar uma ligação relativamente fictícia com esses familiares apenas porque partilhamos dados genéticos, contrariamente ao que pensam as cabeças mais conservadoras da minha família (e não só)... Não querendo enveredar por um fatalismo óbvio e nada original, a vida é demasiado curta para que vá perder tempo a estabelecer relações com perfeitos desconhecidos, que o são independente do número de eventos familiares que frequente.

Família para mim são aquelas pessoas que se preocupam connosco, que querem o nosso bem, que discutem connosco se necessário para evitar que façamos asneiras, que nos dão o ombro para chorarmos as amarguras da vida (e um chuto no rabo quando abusamos da auto-comiseração), que partilham o seu melhor connosco sem esperar qualquer recompensa.

E eu tenho uma família assim! Se as coisas entre nós sempre correram bem?Não, decididamente que não, mas como família que somos conseguimos ultrapassar os problemas ou, pelo menos, tentamos. À família que não sendo minha, é minha, aqui fica o meu reconhecimento (caso dúvidas tivessem) por estes 32 anos.

Andrea

1 comentário:

  1. Eu também não tenho qualquer contacto com o lado paterno da minha família. A única coisa que partilho com ele, além da genética, é o apelido... e esse recuso-me a dá-lo ao meu filho. Para mim família é quem vemos como tal.
    bjs
    Gina
    maçã dentada

    ResponderEliminar

Comentários, críticas e sugestões são sempre bem-vindos!